(port) A militarização de Wallmapu imposta por Piñera arrebata a vida de outro mapuche

A militarização de Wallmapu, sob o nome de Estado de Emergência, cobrou seu primeiro morto. Se trata do peñi Liempi Machacan, assassinado por infantes da Marinha no dia de ontem, 3 de novembro de 2021. Frente a este novo ato de violência colonia por parte do Estado chileno, nós, como Red de Medios Radiales del Wallmapu y la Patagonia, manifestamos:

1. Repudiamos a decisão política de militarização de Wallmapu, tanto do Estado chileno como do argentino, que no último mês se intensificou em Ngulumapu (Chile) por parte do tirano Piñera, acusado de corrupção, que numa tentativa de salvar um governo que naufraga, decretou Estado de Exceção de Emergência em 4 províncias da chamada “Macrozona Sul”. A oligarquia, ante o total fracasso de suas políticas neoliberais que garantem o modelo econômico extrativista, ao ficar sem argumentos, decidiu recorrer às forças armadas, como historicamente tem feito no território chileno. Agora cobrou a vida de Jordan Liempi Machacan, ao que deve se somar Iván Porma Levique, pessoa em estado grave e em risco de morte, bem como uma grande quantidade de feridos incluindo adultos, adolescentes e até mesmo uma pequena criança de 9 anos.

2. Nos solidarizamos com todas as famílias que estão sendo reprimidas, sofrendo com a hostilização policial e perseguição política por parte do Estado chileno em conjunto com os grupos empresariais que defendem a industrialização extrativista que destrói o Itxo Fill Mongen. Seja esta florestal, agroindústria, hidroelétrica, parques eólicos, samoneiras ou o negócio imobiliário, todas estão destruindo a vida.

3. Fazemos um chamado a manter-se informados nos meios de imprensa livres e independentes do poder econômico empresarial, a não consumir a mentira apresentada na televisão e nos principais meios de difusão massiva, que estão a serviço dos mesmos interesses político-empresariais de quem está declarando a guerra em Wallmapu.

Exerçamos nosso livre direito à comunicação e articulação entre os diferentes meios autônomos, que nos permitam fazer frente ao bombardeio midiático que cria uma falsa percepção da realidade segundo os interesses dos ricos.

Witxapüsrape monko mieke fütal mapu, witxapüsrape in süngun engün

Que se levanten todos los territorios, que se alcen todas sus vocês

Que todos os territórios se levantem, que sejam alçadas todas as suas vozes

Comunicado Público Red de Medios del Wallmapu y la Patagonia

  • Radio Lafken Mawida (Wadalafken)
  • Radio Aukinlaf (Wadalafken)
  • Hue Nehuen (Leftraru/ Fishke Menoco)
  • Radio Williche Mül’ütu (Relonkawin)
  • Radio Pellil Folil (Panguipulli)
  • Radio Kürruf (Concepción – Temuco).
  • KO Radio (Concepción)

Via: Radio Kurruf